Sites Grátis no Comunidades.net Criar uma Loja Virtual Grátis

Organização Sócio Espacial do Rio de Janeiro

Organização Sócio Espacial do Rio de Janeiro

Este presente trabalho traz em sua essência, a materialização de um desejo antigo de seus autores: o de oferecer a um público amplo, um conjunto de informações úteis e até mesmo necessárias ao conhecimento do Rio de Janeiro.

O trabalho atende dois tipos de clientela: a que é formada por reprodutores de conhecimento, e outra, de não docentes, mas um grupo numeroso e heterogêneo de profissionais dos mais variados ramos de conhecimento, até para os que poderiam ser chamados de leigos e/ou curiosos de informações sobre o imenso território que faz parte da Região Sudeste – ou Centro-Sul do Brasil como querem alguns - e sobre aqueles que o povoam.

Por outro lado, a oportunidade surge como apropriada, uma vez que o Rio de Janeiro, além de tradicional foco de convergência turística que é desde o Carnaval até o “Reveillon”, estará se configurando nos próximos anos, como o centro cultural e desportivo do Brasil e do Mundo, a avaliar, tanto pelos inúmeros congressos, mostras internacionais de livros e de artes etc., como pelos Jogos Militares Internacionais, de 2011, a Copa do Mundo de Futebol, de 2014, e as Olimpíadas e Paraolimpíadas Mundiais de 2016.

Os responsáveis por este trabalho organizaram uma lista de assuntos do âmbito das Ciências Humanas e Ambientais, priorizando conhecimentos oriundos da História, Geografia, Antropologia e Sociologia, e da Música Popular para informar, de forma não acadêmica e com leveza, aquilo que entenderam ser necessário e até indispensável para o conhecimento de qualquer pessoa sobre o Estado do Rio de Janeiro, lugar que figura com enorme brilho e grande repercussão em qualquer parte do mundo.

Uma dificuldade que costuma afetar a apresentação de temas científicos para um público eclético é o da linguagem específica dos campos técnicos. Tanto quanto possível – já que necessário – os autores tentaram “fugir da tentação” do jargão geográfico, histórico, sociológico, antropológico etc., procurando tornar de fácil compreensão, assuntos, até certo ponto, complexos.

Por todos esses e outros motivos, a estimativa dos autores é a de que uma numerosa clientela poderá usufruir dos conteúdos que estaremos apresentando a seguir.

 

Eis, caro leitor, nossa explicação para o que passamos a apresentar a você nas folhas que se seguem.

Sabemos que, certamente, muita coisa não está contida nos tópicos que lhes apresentamos; por isto mesmo é que inserimos, para os que assim o desejarem, uma relação de FONTES DE CONSULTA que ampliará o conhecimento e as informações sobre as matérias abordadas.